O projeto inovador do VLT desenvolvido através da parceria entre Marcopolo e Giordani Turismo está em fase final para registro definitivo. Testes devem acontecer entre setembro e outubro, sempre à noite.
Após anunciar, em dezembro de 2020, a parceria no projeto de desenvolvimento do primeiro modelo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) fabricado pela Marcopolo Rail, divisão de negócios da Marcopolo destinada à fabricação de produtos metroferroviários, a Giordani Turismo vai apoiar a operação dos testes de comissionamento que serão realizados no mesmo trajeto onde acontece o emblemático passeio da Maria Fumaça. Eles fazem parte das últimas etapas para o registro do VLT e visam assegurar que os sistemas e componentes estejam projetados, instalados, testados e mantidos de acordo com as necessidades e requisitos operacionais.
A chegada do Prosper VLT à Estação deve ocorrer na primeira quinzena de setembro. A partir da chegada do VLT, até meados de outubro, a empresa fabricante será a responsável pelos testes do veículo que serão realizados das 22h às 6h, no trecho entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa – percurso do tradicional passeio da Maria Fumaça – Trem do Vinho, da Serra Gaúcha.
- VLT não substituirá passeio com locomotiva histórica
As viagens de Maria Fumaça – Trem do Vinho, um dos passeios mais procurados por turistas que visitam o Rio Grande do Sul, seguirão acontecendo normalmente, pela manhã e tarde neste período em que o VLT estará em teste (meses de setembro e outubro).
O Prosper VLT será utilizado em um novo roteiro turístico na região Sul do Brasil, ainda sem data prevista para operação.