Epopeia Italiana: um espetáculo repleto de história, cultura e emoção

Embarque em uma viagem junto aos imigrantes Lázaro e Rosa no Parque Cultural Epopeia Italiana.

Um espetáculo cênico que apresenta a trajetória de um casal de imigrantes, interagindo com os personagens pelos cenários que são réplicas do passado. Viver a Epopeia Italiana é uma experiência única na Serra Gaúcha – Região Uva e Vinho.

A história

A história começa na cidade de Pedersano, na Itália, onde viviam Lázaro e Rosa. Os imigrantes passavam por dificuldades na Itália, como o frio e a difícil competição com os produtos industrializados. Viajaram então durante 36 dias em navios a vapor, sempre com a esperança de uma vida melhor. Ao chegar no Brasil, mais 15 dias complicados até chegarem aos seus lotes prometidos.

O espetáculo

Durante todo o espetáculo, você será guiado por Lázaro ou Rosa em nove cenários em tamanho real, vivendo grandes momentos e conhecendo histórias emocionantes. Um show de luz e som, que termina com uma degustação especial: os visitantes experimentam o suco e vinho do Lázaro acompanhados pelos biscoitos coloniais da Rosa. Trajes de época adornam o Túnel do Tempo, onde o viajante é transportado para a Itália do século XIX.

Estrutura e localização

Com 2000m² de área coberta e nove cenários construídos exclusivamente para o espetáculo, o Epopeia está localizado próximo à estação da Maria Fumaça na cidade de Bento Gonçalves, com fácil acesso e amplo local para estacionamento.

Mais Informações

Após o espetáculo, você ainda pode visitar o Empório da Rosa, uma loja com muitos souvenirs interessantes para comprar. O parque funciona diariamente, das 8h às 17h45. O preço dos ingressos varia de acordo com a temporada, podendo ser comprados de forma antecipada. É possível comprar o ingresso para o Parque juntamente com o do passeio da Maria Fumaça.

O Parque Cultural Epopeia Italiana é um lugar especialmente projetado para levar você a uma viagem que começa na Itália e termina em Bento Gonçalves, na cidade construída pelos imigrantes no Brasil. E aí, vamos embarcar nessa aventura com a Giordani Turismo?

Clique aqui e saiba mais sobre esta experiência única.

Maria Fumaça: um passeio inesquecível nos trilhos da Região Uva e Vinho

Conheça mais sobre a Maria Fumaça – o trem que retrata a história da imigração italiana.

Passando pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, a Maria Fumaça realiza trajetos diários desde 1992 – ano em que a Giordani Turismo tornou-se a operadora oficial do passeio. Com trilhos que retratam a história de um povo constituído por imigrantes italianos, o Trem do Vinho – como é popularmente chamado – apresenta as tradições da Serra Gaúcha ao longo de sua viagem: são 23 quilômetros e 3 paradas, cada uma com novas surpresas e sabores.

O progresso e a tradição da Maria Fumaça

A linha ferroviária entre as cidades de Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves começou a ser construída em 1909, sendo finalizada apenas em 1919. Nos primórdios, era utilizada para o transporte de passageiros e cargas – sendo suspensos, respectivamente, entre anos 70 e 90.

A composição do Trem do Vinho é formada por uma locomotiva e seis carros, que juntos pesam aproximadamente 300 toneladas. Com orgulho de sua história, o vagão de número 215 é preservado como uma verdadeira relíquia: o espaço já foi cenário para a gravação de programas televisivos e de filmes de grande importância nacional, como “O Quatrilho”.

Maria Fumaça e a sua magia

Engana-se quem acredita que a magia é iniciada somente após o começo do trajeto. A emoção está em todos os detalhes! Os turistas são recepcionados na estação de Bento Gonçalves com uma deliciosa degustação de vinho e suco de uva branco. Ao soar o sino, todos embarcam nos carros para o início da aventura, que inclui apresentações típicas italianas e gaúchas.

A parada na cidade de Garibaldi acontece ao som de música tradicional, sem esquecer, é claro, da deliciosa degustação de espumante moscatel e suco de uva tinto. É nesse momento em que todos os turistas têm a oportunidade de realizar um registro especial da locomotiva (confira a hashtag #MariaFumaçaRS no Instagram – as fotos são incríveis!). O último embarque tem destino à Carlos Barbosa, onde todos se despedem do trem mais amado do Brasil.

3 roteiros com o Trem do Vinho

Ao longo do ano, a Maria Fumaça ainda recebe passeios exclusivos como L’Essenza Del Vino, Filó no Trem e o sucesso Natal Sobre Trilhos.

Maria Fumaça e Epopeia Italiana: uma verdadeira volta ao passado. Além de conhecer os encantos de um passeio de Trem do Vinho, você terá a oportunidade de se emocionar com um espetáculo exclusivo em todo o Brasil. O Parque Cultural Epopeia Italiana retrata a saga dos primeiros imigrantes que chegaram à Serra Gaúcha.

Maria Fumaça e Almoço Gaúcho: um roteiro para conhecer o melhor da cultura italiana e sulista! Esse passeio inclui um almoço com cortes nobres e tradicionais na Churrascaria Ipiranga.

Maria Fumaça e Almoço Italiano: uma verdadeira imersão na cultura italiana. Nesse roteiro, você irá experimentar a herança gastronômica dos imigrantes italianos no tradicional Restaurante Di Paolo.

Você está pronto para embarcar nessa viagem? Faça a sua reserva e venha conhecer os encantos do Trem do Vinho com a Giordani Turismo.

Bento Gonçalves: a cidade que você precisa conhecer

Saiba mais sobre Bento Gonçalves – uma das principais cidades da Região Uva e Vinho na Serra Gaúcha.

Com mais de 120 mil habitantes, Bento Gonçalves possui em sua essência a hospitalidade, aguardando os visitantes com um clima acolhedor e repleto de história, um bom vinho e a farta gastronomia italiana. Repleta de paisagens de tirar o fôlego, a cidade é um dos mais belos e importantes destinos turísticos da Serra Gaúcha e do Brasil. Além de ser considerada a capital brasileira do vinho, também é um dos principais polos moveleiros do sul do país, com uma excelente infraestrutura turística para receber grandes eventos, tendo suas raízes na cultura, tradição e negócios.

Enoturismo

 Bento Gonçalves é considerado o melhor e mais bem estruturado destino de enoturismo do Brasil, tendo muitas opções de passeios principalmente na época da vindima, de janeiro a março, que reúne atividades do momento da colheita da uva e elaboração do vinho. Hoje, a Serra Gaúcha concentra 85% da elaboração nacional de vinhos, com quase 30 mil hectares de área cultivada, além de ser reconhecida internacionalmente pela qualidade única de seus espumantes. Com paisagens bucólicas, é possível viver experiências memoráveis em degustações de vinhos, piqueniques debaixo dos parreirais, degustações às cegas, entre diversos outros passeios durante todas as épocas do ano.

Turismo Cultural e gastronomia

Os imigrantes italianos que colonizaram Bento Gonçalves acabaram criando fortes raízes, com uma cultura que pode ser percebida através da arquitetura local e ouvida no dialeto preservado pelas famílias italianas. O visitante que viaja pelas rotas bucólicas da cidade se sente em outro tempo, uma mistura do passado cultural da região e do forte desenvolvimento econômico vivido no ambiente propício a negócios da Serra Gaúcha. Quanto à gastronomia, os sabores de Bento Gonçalves tornam qualquer refeição mais especial. A cidade possui uma ampla variedade de restaurantes, atendendo todos os perfis de público, com opções de pratos típicos italianos, além do melhor da enogastronomia em jantares harmonizados em restaurantes, hotéis e vinícolas.

Aventura e Ecoturismo

Se você pensou que a cidade era perfeita somente para os apreciadores de vinho, longe disso. É possível ter experiências cheias de adrenalina e emoção, enquanto aproveita as belas paisagens de Bento Gonçalves. A cidade possui formas contemplativas e imersivas para viver momentos únicos: altos paredões rochosos, trilhas a pé e de quadriciclo, além do maior Bungee Jump do Brasil, com o salto de uma plataforma fixada a 150 metros de altura, com queda entre 40 e 60 metros. Para aqueles que preferem apreciar a natureza com mais calma, mirantes e restaurantes com vistas de tirar o fôlego também são ótimas opções.

Entre as diversas opções de passeios disponíveis em Bento Gonçalves, você pode contar com a Giordani Turismo para conhecer o que há de melhor na região. Com mais de 25 anos de atuação, a agência conta com uma equipe treinada para garantir um atendimento diferenciado e especializado na Região Uva e Vinho. Isso garante segurança, comodidade e tranquilidade para aproveitar os passeios sem preocupação. A Giordani Turismo possui uma infraestrutura completa para receber o visitante e conduzi-lo pelas lindas paisagens de Bento Gonçalves e região, desfrutando o que há de melhor no roteiro. Confira todas as opções de passeio em https://www.giordaniturismo.com.br/.

× Como posso te ajudar?