4 passeios de final de semana para curtir em Bento Gonçalves

Veja como aproveitar os encantos da Capital Brasileira do Vinho em passeios que cabem no seu final de semana.

Não é preciso ir muito longe para encontrar belas paisagens, sabores e grandes experiências. Em qualquer final de semana do mês, você pode reservar os seus dias para conhecer pontos turísticos tradicionais e reconhecidos em todo o Brasil. A cidade de Bento Gonçalves, o berço da imigração italiana, é o recanto perfeito para curtir ao lado de amigos e também de sua família. Para inspirá-lo em suas próximas viagens de finde, separamos quatro roteiros imperdíveis e acessíveis para você desbravar a Região Uva e Vinho com a Giordani Turismo.

O enoturismo brasileiro no Vale dos Vinhedos

Duração aproximada: 04 horas.

Famoso pela elaboração de vinhos e espumantes, o Vale dos Vinhedos é o maior e melhor destino enoturístico do Brasil. Com rótulos que recebem a “Denominação de Origem”, ou “D.O.” para a variedade Merlot, a região contempla os terroirs de diversas vinícolas que unem alta tecnologia aos conhecimentos deixados pelos primeiros imigrantes. No roteiro Vale dos Vinhedos, conheça uma tradicional vinícola, deguste rótulos de sucesso e, de quebra, surpreenda-se com o chocolate produzido na região, em uma loja especializada em trufas artesanais.

Conheça os Vinhos e Sabores de Bento Gonçalves

Duração aproximada: 09 horas.

Para os apreciadores da boa mesa e de novas experiências, o roteiro Vinhos e Sabores é um prato cheio. Nessa opção, você terá um dia inteiro de programação, embarcando no tradicional Trem do Vinho e realizando uma volta ao passado no Parque Cultural Epopeia Italiana. Para trazer um gostinho especial ao seu passeio, você irá aproveitar um delicioso almoço típico italiano em um restaurante familiar no Vale dos Vinhedos. Essa opção ainda inclui a visita à uma vinícola renomada, varejo da Tramontina e ao empório Fetina de Formaio – ótimas sugestões para você realizar algumas compras! Partiu?!

Viva novas Aventuras na Serra

Duração aproximada: 04 horas

Quem disse que a Serra Gaúcha não tem opções para os aventureiros? A Linha Eulália está localizada no interior de Bento Gonçalves e foi colonizada por italianos em 1878. Nessa região, com lindas paisagens para os clicks (não se esqueça de usar a hashtag #GiordaniTurismo!), está o Parque de Aventuras Gasper. O nome, por si só, já anuncia a experiência. Por lá, você irá aproveitar atividades que são pura adrenalina, como o rapel, a tirolesa, o paintball e o maior bungee jump do Brasil. Que tal fazer check-in nesse destino?

A origem da imigração no Caminhos de Pedra

Duração aproximada: 04 horas.

Em uma rota de 12 km pela imigração italiana na Serra Gaúcha, o Caminhos de Pedra é uma opção que viaja pela história da colonização por meio da arquitetura, através das casas construídas em pedra e que hoje são patrimônio histórico cultural, paisagens, costumes e sabores. Nesse roteiro tradicional, você irá vivenciar a criação e o pastoreio de ovelhas, conhecer mais sobre a elaboração de vinhos em uma vinícola familiar e se surpreender com a casa que foi abrigo para os primeiros imigrantes de Bento Gonçalves. Ou seja, uma opção para a família inteira! ?

E aí, ficou com vontade de conhecer todos os roteiros que separamos para você?! Esperamos que sim! Para transformar esse desejo em realidade, entre em contato conosco. Nós oferecemos um atendimento especializado para recebê-lo com todo o carinho, segurança e atenção que você merece em sua visita à Região Uva e Vinho. Até a próxima!

Siga-nos nas redes sociais para acompanhar tudo sobre a Serra Gaúcha:

Instagram

Facebook

Youtube

Linkedin

City Tour Viva a história

City Tour: Viva a História

Saiba mais sobre esse passeio que faz você voltar no tempo e conhecer melhor Bento Gonçalves

Conhecer a Capital Brasileira do Vinho nunca foi tão interessante: a bordo de um charmoso ônibus Chevrolet 1961, você embarcará em uma viagem pelos principais pontos turísticos da cidade, e conhecerá a história da Imigração Italiana e fundação da cidade.

Pipa Pórtico

Uma das paradas do passeio é na entrada principal da cidade de Bento Gonçalves: A Pipa Pórtico. A primeira versão da Pipa Pórtico foi erguida em 1975, mas foi somente em 1985 que foi construída a última versão que conhecemos hoje. Ela foi criada para servir de acesso principal da cidade e simboliza, principalmente, as pipas de madeira amplamente utilizadas na fabricação e armazenamento do vinho elaborado na região. O monumento de 17,35 metros de altura dá as boas-vindas aos visitantes pelo acesso sul da cidade, oferecendo a impressão de que eles estão, literalmente, entrando no mundo do vinho – assim como sugere o slogan estampado na construção.

Monumento aos Imigrantes

Uma das esculturas públicas mais recentes de Bento Gonçalves, o Monumento aos Imigrantes Italianos celebra a saga dos que partiram da Itália, em 1875, em busca de uma nova vida na América. Inteiramente feita em bronze pelo escultor uruguaio Gustavo Nakle, a obra de 121 toneladas retrata uma cena comum na vida dos imigrantes: o trabalho na roça com a ajuda de um carro de boi. A obra compõe, ao lado da Igreja São Bento, o principal atrativo dessa praça, importante espaço de lazer dos moradores, principalmente aos finais de semana e nos finais de tarde dos meses de verão.

Museu do Imigrante

Para entender como Bento Gonçalves tornou-se a cidade que é hoje, basta passar alguns minutos percorrendo os dois andares do Museu do Imigrante. Como seu nome sugere, o prédio datado de 1913 guarda um dos acervos mais ricos da imigração italiana, iniciada no Estado a partir de 1875. Ao todo, o patrimônio do museu é composto por mais de 15 mil itens – objetos de trabalho, utensílios para elaborar o vinho, peças de vestuário, instrumentos musicais, imagens sacras e louças são alguns dos atrativos da casa. Atualmente, a visita é gratuita e pode ser feita de terça a sábado, das 8h30 às 11h30 e entre 13h30 e 17h30.

Via del Vino

Quem quiser conhecer a fundo a história de Bento Gonçalves precisa, obrigatoriamente, visitar a Via del Vino, no Centro. A Via del Vino é um calçadão na Rua Marechal Deodoro, e cenário da frenética vida urbana da cidade. Um dos pontos de maior interesse da Via del Vino, além de sua área que abriga eventos públicos, é a La Fontana, um chafariz cujas águas são tingidas na cor vinho, instalado ao lado da Casa do Vinho, que comercializa produtos típicos.

Malhas G’Dom

Incluso também no roteiro do passeio está a Malhas G’Dom, que é uma tradicional marca do segmento têxtil na Serra. A criteriosa metodologia que compreende a confecção das peças, desde a escolha dos fios até as embalagens dos produtos, pode ser conhecida num tour pela fábrica – que produz, atualmente, cerca de 200 mil peças de roupa por ano e conta com 110 funcionários. A visita é compreendida por três etapas, sendo a primeira delas o acompanhamento de um vídeo sobre todo o processo produtivo. Após, o turista é convidado a visitar a área da tecelagem, e por último, o visitante pode conhecer a loja da malharia, um verdadeiro reduto fashion com mais de 300 modelos para os públicos masculino, feminino e infantil em diversos tamanhos.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o roteiro e os pontos turísticos visitados durante o City Tour, faça a sua reserva com a Giordani Turismo e venha conhecer a rica história de Bento Gonçalves.

Epopeia Italiana: um espetáculo repleto de história, cultura e emoção

Embarque em uma viagem junto aos imigrantes Lázaro e Rosa no Parque Cultural Epopeia Italiana.

Um espetáculo cênico que apresenta a trajetória de um casal de imigrantes, interagindo com os personagens pelos cenários que são réplicas do passado. Viver a Epopeia Italiana é uma experiência única na Serra Gaúcha – Região Uva e Vinho.

A história

A história começa na cidade de Pedersano, na Itália, onde viviam Lázaro e Rosa. Os imigrantes passavam por dificuldades na Itália, como o frio e a difícil competição com os produtos industrializados. Viajaram então durante 36 dias em navios a vapor, sempre com a esperança de uma vida melhor. Ao chegar no Brasil, mais 15 dias complicados até chegarem aos seus lotes prometidos.

O espetáculo

Durante todo o espetáculo, você será guiado por Lázaro ou Rosa em nove cenários em tamanho real, vivendo grandes momentos e conhecendo histórias emocionantes. Um show de luz e som, que termina com uma degustação especial: os visitantes experimentam o suco e vinho do Lázaro acompanhados pelos biscoitos coloniais da Rosa. Trajes de época adornam o Túnel do Tempo, onde o viajante é transportado para a Itália do século XIX.

Estrutura e localização

Com 2000m² de área coberta e nove cenários construídos exclusivamente para o espetáculo, o Epopeia está localizado próximo à estação da Maria Fumaça na cidade de Bento Gonçalves, com fácil acesso e amplo local para estacionamento.

Mais Informações

Após o espetáculo, você ainda pode visitar o Empório da Rosa, uma loja com muitos souvenirs interessantes para comprar. O parque funciona diariamente, das 8h às 17h45. O preço dos ingressos varia de acordo com a temporada, podendo ser comprados de forma antecipada. É possível comprar o ingresso para o Parque juntamente com o do passeio da Maria Fumaça.

O Parque Cultural Epopeia Italiana é um lugar especialmente projetado para levar você a uma viagem que começa na Itália e termina em Bento Gonçalves, na cidade construída pelos imigrantes no Brasil. E aí, vamos embarcar nessa aventura com a Giordani Turismo?

Clique aqui e saiba mais sobre esta experiência única.

Maria Fumaça: um passeio inesquecível nos trilhos da Região Uva e Vinho

Conheça mais sobre a Maria Fumaça – o trem que retrata a história da imigração italiana.

Passando pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, a Maria Fumaça realiza trajetos diários desde 1992 – ano em que a Giordani Turismo tornou-se a operadora oficial do passeio. Com trilhos que retratam a história de um povo constituído por imigrantes italianos, o Trem do Vinho – como é popularmente chamado – apresenta as tradições da Serra Gaúcha ao longo de sua viagem: são 23 quilômetros e 3 paradas, cada uma com novas surpresas e sabores.

O progresso e a tradição da Maria Fumaça

A linha ferroviária entre as cidades de Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves começou a ser construída em 1909, sendo finalizada apenas em 1919. Nos primórdios, era utilizada para o transporte de passageiros e cargas – sendo suspensos, respectivamente, entre anos 70 e 90.

A composição do Trem do Vinho é formada por uma locomotiva e seis carros, que juntos pesam aproximadamente 300 toneladas. Com orgulho de sua história, o vagão de número 215 é preservado como uma verdadeira relíquia: o espaço já foi cenário para a gravação de programas televisivos e de filmes de grande importância nacional, como “O Quatrilho”.

Maria Fumaça e a sua magia

Engana-se quem acredita que a magia é iniciada somente após o começo do trajeto. A emoção está em todos os detalhes! Os turistas são recepcionados na estação de Bento Gonçalves com uma deliciosa degustação de vinho e suco de uva branco. Ao soar o sino, todos embarcam nos carros para o início da aventura, que inclui apresentações típicas italianas e gaúchas.

A parada na cidade de Garibaldi acontece ao som de música tradicional, sem esquecer, é claro, da deliciosa degustação de espumante moscatel e suco de uva tinto. É nesse momento em que todos os turistas têm a oportunidade de realizar um registro especial da locomotiva (confira a hashtag #MariaFumaçaRS no Instagram – as fotos são incríveis!). O último embarque tem destino à Carlos Barbosa, onde todos se despedem do trem mais amado do Brasil.

3 roteiros com o Trem do Vinho

Ao longo do ano, a Maria Fumaça ainda recebe passeios exclusivos como L’Essenza Del Vino, Filó no Trem e o sucesso Natal Sobre Trilhos.

Maria Fumaça e Epopeia Italiana: uma verdadeira volta ao passado. Além de conhecer os encantos de um passeio de Trem do Vinho, você terá a oportunidade de se emocionar com um espetáculo exclusivo em todo o Brasil. O Parque Cultural Epopeia Italiana retrata a saga dos primeiros imigrantes que chegaram à Serra Gaúcha.

Maria Fumaça e Almoço Gaúcho: um roteiro para conhecer o melhor da cultura italiana e sulista! Esse passeio inclui um almoço com cortes nobres e tradicionais na Churrascaria Ipiranga.

Maria Fumaça e Almoço Italiano: uma verdadeira imersão na cultura italiana. Nesse roteiro, você irá experimentar a herança gastronômica dos imigrantes italianos no tradicional Restaurante Di Paolo.

Você está pronto para embarcar nessa viagem? Faça a sua reserva e venha conhecer os encantos do Trem do Vinho com a Giordani Turismo.

Bento Gonçalves: a cidade que você precisa conhecer

Saiba mais sobre Bento Gonçalves – uma das principais cidades da Região Uva e Vinho na Serra Gaúcha.

Com mais de 120 mil habitantes, Bento Gonçalves possui em sua essência a hospitalidade, aguardando os visitantes com um clima acolhedor e repleto de história, um bom vinho e a farta gastronomia italiana. Repleta de paisagens de tirar o fôlego, a cidade é um dos mais belos e importantes destinos turísticos da Serra Gaúcha e do Brasil. Além de ser considerada a capital brasileira do vinho, também é um dos principais polos moveleiros do sul do país, com uma excelente infraestrutura turística para receber grandes eventos, tendo suas raízes na cultura, tradição e negócios.

Enoturismo

 Bento Gonçalves é considerado o melhor e mais bem estruturado destino de enoturismo do Brasil, tendo muitas opções de passeios principalmente na época da vindima, de janeiro a março, que reúne atividades do momento da colheita da uva e elaboração do vinho. Hoje, a Serra Gaúcha concentra 85% da elaboração nacional de vinhos, com quase 30 mil hectares de área cultivada, além de ser reconhecida internacionalmente pela qualidade única de seus espumantes. Com paisagens bucólicas, é possível viver experiências memoráveis em degustações de vinhos, piqueniques debaixo dos parreirais, degustações às cegas, entre diversos outros passeios durante todas as épocas do ano.

Turismo Cultural e gastronomia

Os imigrantes italianos que colonizaram Bento Gonçalves acabaram criando fortes raízes, com uma cultura que pode ser percebida através da arquitetura local e ouvida no dialeto preservado pelas famílias italianas. O visitante que viaja pelas rotas bucólicas da cidade se sente em outro tempo, uma mistura do passado cultural da região e do forte desenvolvimento econômico vivido no ambiente propício a negócios da Serra Gaúcha. Quanto à gastronomia, os sabores de Bento Gonçalves tornam qualquer refeição mais especial. A cidade possui uma ampla variedade de restaurantes, atendendo todos os perfis de público, com opções de pratos típicos italianos, além do melhor da enogastronomia em jantares harmonizados em restaurantes, hotéis e vinícolas.

Aventura e Ecoturismo

Se você pensou que a cidade era perfeita somente para os apreciadores de vinho, longe disso. É possível ter experiências cheias de adrenalina e emoção, enquanto aproveita as belas paisagens de Bento Gonçalves. A cidade possui formas contemplativas e imersivas para viver momentos únicos: altos paredões rochosos, trilhas a pé e de quadriciclo, além do maior Bungee Jump do Brasil, com o salto de uma plataforma fixada a 150 metros de altura, com queda entre 40 e 60 metros. Para aqueles que preferem apreciar a natureza com mais calma, mirantes e restaurantes com vistas de tirar o fôlego também são ótimas opções.

Entre as diversas opções de passeios disponíveis em Bento Gonçalves, você pode contar com a Giordani Turismo para conhecer o que há de melhor na região. Com mais de 25 anos de atuação, a agência conta com uma equipe treinada para garantir um atendimento diferenciado e especializado na Região Uva e Vinho. Isso garante segurança, comodidade e tranquilidade para aproveitar os passeios sem preocupação. A Giordani Turismo possui uma infraestrutura completa para receber o visitante e conduzi-lo pelas lindas paisagens de Bento Gonçalves e região, desfrutando o que há de melhor no roteiro. Confira todas as opções de passeio em https://www.giordaniturismo.com.br/.