Giordani Turismo: 30 anos de histórias

Tudo aquilo que você leva de uma viagem fica com você para sempre!

A Giordani está completando 30 anos de uma história que conecta as pessoas através de momentos incríveis na Serra Gaúcha, que ficam eternizados na memória. Uma trajetória que viaja pelo turismo, pela cultura e pelo desenvolvimento da região tão amada.

Novembro é um mês especial para a Giordani Turismo, e este novembro de 2022 marca a entrada na terceira década de nossa empresa. Certamente, em 1992, quando criada pelo saudoso Leonel Giordani, não imaginávamos tudo que alcançamos, mas desde o começo acreditamos no potencial de Bento Gonçalves, na história, valores e tradições aqui preservadas, e foi isso que nos fez seguir em frente.

Com uma dose extra de coragem e muita determinação colocamos em funcionamento, no dia 5 de junho de 1993, o passeio de Maria Fumaça – Trem do Vinho, hoje um dos roteiros mais procurados pelos turistas que viajam para o Rio Grande do Sul.

Lá no início da década de 1990 a região Uva e Vinho ainda não recebia tantos visitantes e a viagem de Maria Fumaça acontecia exclusivamente aos sábados, e durante os meses de janeiro e fevereiro não haviam saídas pois era temporada de praia. Mas tem coisas que nunca mudaram em nosso clássico passeio. Uma delas é a degustação de vinhos, sucos e espumantes produzidos na região (daí o nome de Trem do Vinho).

Ao longo destes 30 anos, a principal característica da Giordani Turismo é a valorização da cultura, tradições e dos valores da cidade e região. Eles estão à bordo da Maria Fumaça nas apresentações ítalo-gaúchas, são contados no Parque Cultural Epopeia Italiana – na história real de imigração de Lázaro e Rosa Giordani -; e em cada um dos mais de trinta roteiros de turismo desenvolvidos, que contemplam variados atrativos da região.

E quanto aos próximos anos, o que esperar? Essa é a pergunta que fica, e certamente não só para vocês, mas para nós da Giordani Turismo.

Vamos pensar o futuro, o novo, o moderno, isso sem jamais deixar de lado a história e todo o aprendizado que nos trouxe até aqui. Novos projetos e sonhos estão no papel, ou quase saindo dele, sempre acompanhados daquela dose extra de coragem para aceitar novos desafios.

Giordani Turismo, 30 anos vivendo a história. ❤

“Natal Sobre Trilhos” da Maria Fumaça chega à 12ª edição

O Natal Sobre Trilhos da Maria Fumaça – Trem do Vinho já entrou para o roll das atrações mais aguardadas da temporada natalina da Serra Gaúcha. Em 2022 o passeio chega a sua 12ª edição, com viagens marcadas para quatro sábados – dias 26 de novembro, 03, 10 e 17 de dezembro – em duas partidas, às 18h40 e 21h. 

Durante os 23 quilômetros entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, os passageiros são surpreendidos por atrações temáticas percorrendo os vagões do trem. A visita do Papai Noel, e a intervenção da bandinha de fanfarra, são alguns dos momentos que marcam essa versão especial do tradicional passeio. Outras participações, de artistas e cantores, reservam momentos de muita alegria e interatividade, além de espalhar o espírito de Natal

O encantamento do “Natal Sobre Trilhos” começa antes mesmo do embarque. Nas estações, os visitantes são recebidos com todo o clima do período, e algumas intervenções já acontecem ali mesmo.  Durante a parada na Estação de Garibaldi os passageiros degustam um prato típico, além  de saborearem vinhos, espumante e suco de uva produzidos na região.

O bilhete do “Natal Sobre Trilhos” inclui toda a experiência no trem, transfer pré ou pós passeio – conforme horário da viagem -, degustação de um prato típico e bebidas (vinhos, espumante e suco de uva), e contempla também o ingresso para o Parque Cultural Epopeia Italiana.

Repetindo a parceria pelo sexto ano (desde 2017), a produção e direção do passeio-espetáculo “Natal Sobre Trilhos” é da D’arte Multiarte. A empresa tem no portfólio criações como “Korvatunturi”, “Simplesmente Natal”, “USKOA” e mais de 12 anos à frente da direção artística do Natal Luz de Gramado e do Sonho de Natal de Canela.  Adquira o seu ingresso no link https://giordaniturismo.com.br/produto/natalsobretrilhos

Músicos que se apresentam na Maria Fumaça têm trabalhos reconhecidos e premiados

Três artistas foram premiados no Festival da Canção de Carlos Barbosa e Ines Rizzardo recebeu medalha do município de Bento Gonçalves.

Os artistas da Maria Fumaça – Trem do Vinho, Edilberto (Beto) Kemerich, Tobias Kemerich e Kelen Pavan foram premiados no Festival da Canção de Carlos Barbosa, realizado na última sexta-feira, 26 de agosto. Na ocasião, os músicos Beto e Tobias Kemerich conquistaram 1º lugar, enquanto Kelen ficou com a 2ª colocação na categoria “Autoral”.

A canção “Águas de Barbosa”, foi a composição apresentada por Beto e Tobias, que deu a eles o primeiro lugar na competição. Pai e filho são uma das atrações do clássico passeio de Maria Fumaça, apresentando um show italiano durante a parada na Estação de Garibaldi. “A sensação é de alegria em entregar uma canção tão linda para as pessoas e elas ficaram encantadas”, afirma Beto. 

Pela primeira vez apresentando ao público uma composição própria, o segundo lugar da categoria “Autoral” do Festival foi conquistado por Kelen Pavan, com “Eu descobri eu mesma!”. A artista integra o elenco da Maria Fumaça há quatro anos, onde se apresenta com uma dupla no show  de tarantela dentro dos vagões. “Estava ansiosa para mostrar este trabalho. Compus a canção há seis meses, ela será parte de um EP que vou lançar ainda este ano” conta ela, ressaltando que a composição premiada fala sobre a jornada de compor. 

Ines Rizzardo recebe Medalha Mérito Cultural 

Outra atração do passeio, a cantora bento gonçalvense Ines Rizzardo recebeu  quarta-feira, 31 de agosto, através de homenagem da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, a medalha Mérito Cultural Oscar Bertholdo. A honraria é destinada a músicos renomados da região e foi entregue em cerimônia realizada na Fundação Casa das Artes. 

Giordani Turismo patrocina IV Bento Festival de Balonismo

Sempre apoiando passeios e atividades que proporcionem experiências únicas aos visitantes da Região Uva e Vinho, a Giordani Turismo, responsável pelos famosos passeios de Maria Fumaça e Epopeia Italiana, é patrocinadora oficial do IV Bento Festival de Balonismo. O evento acontece de 8 a 11 de setembro na Fundaparque, em Bento Gonçalves. 

Ao todo serão 18 balões, quatro deles especiais, sobrevoando os principais pontos turísticos da cidade como o pórtico em formato de pipa de vinho, as igrejas e os charmosos parreirais do Vale dos Vinhedos. Além da realização de voos competitivos, a programação conta com apresentações musicais, food trucks, carreata de fogos, voos cativos, Nightglow, entre outros. 

Outras opções de passeios para quem quiser conhecer mais de Bento Gonçalves são os oferecidos pela Giordani Turismo como o “Caminhos de Pedra e Vale dos Vinhedos” que conta em detalhes a história da colonização da região por imigrantes italianos que chegaram na cidade em 1875 e visita algumas das principais vinícolas da região. Já no “City Tour Viva a História” os visitantes recebem informações importantes a respeito do desenvolvimento social, cultural e econômico da região, com destaque para o setor moveleiro e vitivinicultura. O tradicional passeio “Maria Fumaça e Epopeia Italiana” é a escolha para quem quer conhecer um passeio clássico e viver uma verdadeira imersão na cultura italiana. 

A programação completa do IV Bento Festival de Balonismo pode ser consultada em: https://bento.tur.br/balonismo

Enoturismo com experiências exclusivas é tendência na Serra Gaúcha

A segmentação por nichos vem ampliando as possibilidades de negócios. Atenta à movimentação do mercado e ao aquecimento do turismo doméstico após o auge da pandemia, a Giordani Turismo soube enxergar além dos tradicionais roteiros pela Região Uva e Vinho e seu amplo leque de atrativos. Através de parcerias com nomes como a Wine South America (WSA), da maior feira profissional de vinhos da América Latina, e com o Vinhos de Bicicleta – maior canal de vinhos das Américas no Youtube, a agência desenvolveu roteiros de enoturismo com experiências totalmente exclusivas.

“O propósito era fugir das tradicionais visitas às vinícolas seguidas de momentos de degustação”, afirma Andreia Zucchi, diretora administrativa da Giordani, que em 2022 completa 30 anos de atuação no setor do turismo. 

A primeira experiência aconteceu ainda em 2021, através da união com a WSA, quando foi desenvolvida a primeira edição do “Circuito do Vinho”, com um roteiro de seis dias de duração e experiências únicas em 14 vinícolas de toda a Região Uva e Vinho. “A proposta fez sucesso e faltando mais de um mês para o circuito acontecer nós já havíamos comercializado todas as vagas disponíveis”, relata a empresária. “E foi neste momento que nosso sinal de alerta acendeu e partimos para novas possibilidades”, finalizou.

No início de 2022 um novo produto foi colocado à venda, o “Roteiro Vinhos de Bicicleta”, que leva o nome do parceiro, o maior canal de vinhos das Américas no Youtube e é comandado pelo sommelier Rodrigo Ferraz. Com três edições ao longo do ano – a primeira aconteceu em junho -, a próxima,  de 3 a 7 de agosto, já está com vagas esgotadas, e (ainda) restam lugares para a de 12 a 16 de outubro. São cinco dias com vivências únicas, em nove diferentes vinícolas, incluindo degustações exclusivas e encontros intimistas com alguns dos principais produtores de vinho do Brasil.

Como era de se esperar, o “Circuito do Vinho” ganhou uma segunda edição. O roteiro 2022 acontece de 17 a 22 de setembro, com oito vinícolas no roteiro. Em cada local o visitante vai participar de uma experiência completamente exclusiva.

A ideia é inovar, por isso todos os parceiros que estão com a gente nestes roteiros prepararam atrações diferentes das que já oferecem. Se um visitante chegar por conta própria em qualquer um dos empreendimentos do Circuito do Vinho ou Vinhos de Bicicleta não vai conseguir ter a experiência que nossos participantes terão naquele local”, explica a analista de produtos da Giordani Turismo, Vanessa Olin.

Os pacotes especiais tanto para o “Vinhos de Bicicleta”, como para o “Circuito do Vinho”, contemplam hospedagem com café da manhã, traslado do aeroporto (Porto Alegre) até o hotel, transporte em toda programação, taxas de visitação e degustação – incluindo rótulos premium, guia de turismo,  acompanhamento permanente de sommelier, além de almoços e jantares harmonizados (conforme programação). 

“Apesar do valor individual dos roteiros ser diferenciado dos demais passeios oferecidos na região, o cliente que compra entende que ele está investindo em experiências exclusivas, realizadas para pequenos grupos e em poucas edições durante o ano”, afirma a analista de produtos da Giordani. Para saber mais detalhes do roteiro, acesse: https://www.giordaniturismo.com.br/produto/circuitodovinho

Tradição do Filó Italiano é destaque em roteiro turístico

Com edições até final de agosto, o passeio realiza uma imersão cultural com a vivência de um Filó com diversão, gastronomia, histórias, muito vinho e farta gastronomia típica

O cultivo das tradições italianas é um dos destaques nos passeios da Região Uva e Vinho da Serra Gaúcha. Muito se divulga da colonização, e principalmente da herança gastronômica, mas tem um costume tradicional dos imigrantes que nem sempre recebe o merecido destaque, o Filó. O roteiro “Filó Ricordi D´Itália com Maria Fumaça” foi desenvolvido para poder disseminar e valorizar a riqueza – histórica e cultural – deste povo o roteiro  

O legítimo filó da cultura italiana é o momento de união e compartilhamento entre famílias, vizinhos, amigos. Nela não faltam cantigas, danças e jogos típicos. O momento da reza, de fazer a ‘dressa’ – trança de palha usada para fazer chapéus e bolsas/cestas – e claro, de fazer a comida, que depois é compartilhada entre os presentes, e normalmente iluminados por velas ou lampiões. Tudo isso é contemplado no passeio oferecido sempre às sextas-feiras, pela Giordani Turismo, e que segue até o dia 26 de agosto.

O roteiro acontece durante um dia, iniciando com a visitação à vinícola que é conhecida por ser a maior do país em capacidade de produção, com degustação de vinhos, espumantes e suco de uva. O mergulho no tempo começa com o passeio de Maria Fumaça – Trem do Vinho, entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, em um vagão decorado por onde passam artistas com apresentações culturais. Em seguida a visita ao Parque Cultural Epopeia Italiana que conta, em cenários de proporções reais, a jornada do casal imigrante Lázaro e Rosa, que no final do século XIX chegou em Bento Gonçalves. 


Para encerrar é chegada a hora do Filó Italiano, com farta gastronomia típica: polenta quentinha e feita na hora, molho de carne, fortaia (omelete), salame, queijo, salame frito, bolos, cucas, grostoli, bolachas e outras delícias acompanhadas de muito vinho artesanal. Venha viver a experiência do Filó, faça a sua reserva em nosso site: https://giordaniturismo.com.br/produto/filoricordiditaliacommariafumaca

‘Circuito do Vinho’ tem roteiro reeditado em uma imersão de seis dias pela Região Uva e Vinho

Lançado comercialmente em 2021 para celebrar o Dia do Vinho (comemorado sempre no primeiro domingo de junho) e com vendas esgotadas em menos de dois meses, o Circuito do Vinho terá uma segunda edição em 2022, de 17 a 22 de setembro.  Assim como na edição de lançamento, o produto elaborado pela  Giordani Turismo em parceria com a Wine South America (WSA), será para um grupo limitado de participantes

Serão seis dias de programação, com oito vinícolas no roteiro. Em cada local o visitante vai participar de uma experiência completamente exclusiva. “A ideia é inovar, por isso todos os parceiros que estão nesta wine experience prepararam atrações diferentes das que já oferecem. Se um visitante chegar por conta própria em qualquer um dos empreendimentos do Circuito do Vinho não vai conseguir ter a experiência que nossos participantes terão naquele local. O Circuito do Vinho tem roteiro único, realmente exclusivo!”, explica Vanessa Olin, analista de produtos da Giordani Turismo. 

Inspirada na Vinitaly and The City, evento que acontece nos arredores de Verona, na Itália, o “Circuito do Vinho” vai percorrer as vinícolas: Aurora, Capoani, Cave do Sol, Dal Pizzol, Larentis, Lovara, Peterlongo, e Tenuta Foppa & Ambrosi. Almoço e jantares harmonizados em cardápios que valorizam a história da região mas que também são contemporâneos, degustação de rótulos tradicionais, inovadores, premium e super premium, e visitações em vinhedos e vinícolas com gerações de histórias estão na programação. 

Uma visita à edição 2022 da feira Wine South America, que reúne as principais empresas nacionais e internacionais da cadeia vitivinícola, está no roteiro, assim como o passeio mais tradicional da região e operado pela Giordani, a Maria Fumaça – Trem do Vinho, seguido da visitação ao Parque Cultural Epopeia Italiana. 

O pacote completo do Circuito do Vinho oferece: cinco noites de hospedagem com café da manhã em apartamento luxo, traslado do aeroporto até o hotel, transporte em toda programação, taxas de visitação e degustação em oito vinícolas – incluindo rótulos premium, guia de turismo, acompanhamento permanente de sommelier, um almoço e dois jantares harmonizados, três almoços, acesso à Wine South América e os passeios de Maria Fumaça – Trem do Vinho e Parque Cultural Epopeia Italiana. Investimento a partir de R$ 6.900,00.  Faça a sua reserva no link: https://giordaniturismo.com.br/produto/circuitodovinho

Inverno gaúcho e Filó italiano, em Bento Gonçalves

Passeio preparado por agência da Serra Gaúcha cultiva e preserva as tradições trazidas pelos imigrantes italianos. Roteiro acontece apenas às sextas-feiras, de 10 de junho a 26 de agosto.

Um passeio criado pela Giordani Turismo, promete levar o visitante para um legítimo filó da cultura italiana, com cantigas típicas, jogos, danças e mesa farta compartilhada. O roteiro “Filó Ricordi D´Itália com Maria Fumaça” acontece exclusivamente às sextas-feiras, no inverno, de 10 de junho a 26 de agosto, com a proposta do passeio com a temática do filó é cultivar e preservar as tradições dos imigrantes italianos que chegaram à Serra Gaúcha em 1875. 

O roteiro inicia com a visitação à vinícola que é conhecida por ser a maior do país em capacidade de produção, com degustação de vinhos, espumantes e suco de uva. O mergulho no tempo começa com o passeio de Maria Fumaça – Trem do Vinho, entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, em um vagão decorado por onde passam artistas com apresentações culturais. Em seguida a visita ao Parque Cultural Epopeia Italiana que conta, em cenários de proporções reais, a jornada do casal imigrante Lázaro e Rosa, que no final do século XIX chegou em Bento Gonçalves. 
O verdadeiro filó acontece durante o jantar, em um ambiente iluminado por lampiões, mesas compartilhadas e fartas da melhor gastronomia típica, com a polenta quentinha e feita na hora, molho de carne, fortaia (omelete), salame, queijo, salame frito, bolos, cucas, grostoli, bolachas e outras delícias acompanhadas de muito vinho artesanal. A diversão, integração e a história acontecem com danças, jogos, conversas e artesanato, envolvidos na nostalgia dos encontros de famílias, num clima de passado.

Confira mais detalhes desta experiência no link: https://www.youtube.com/watch?v=TtM6hgJg6zE&t=4s

Final de semana dos namorados com piquenique em vinícola, galeto al primo canto e passeio de Maria Fumaça

Em Bento Gonçalves, o clima será de muito amor nos dias 11 e 12 de junho. Roteiro exclusivo alusivo ao Dia dos Namorados reúne os mais tradicionais atrativos locais.

Romance, inverno e Serra Gaúcha. Essa combinação só poderia ficar melhor reunindo turismo, gastronomia e vinhos. Pois quem programa um final de semana dos Namorados especial para seu amor tem o destino: Bento Gonçalves. O roteiro para os dias 11 e 12 de junho contempla um piquenique nos jardins de uma vinícola centenária localizada na Rota dos Espumantes, um jantar completo em restaurante típico italiano multipremiado e um passeio na clássica Maria Fumaça – Trem do Vinho e no Parque Cultural Epopeia Italiana. 

A ideia é começar a curtir o clima a dois em contato com a natureza no jardim da única vinícola do Brasil que produz Champagne, saboreando comidinhas saborosas que recheiam a cesta de piquenique: porção de frios, damasco, pão de mel, trufas artesanais, amendoim, azeitonas, geleia e torradinhas. Um tour pelo museu local, tanques e caves da vinícola, e claro, degustação de vinhos e espumantes também estão no cronograma do passeio.

Um jantar com o melhor da culinária típica italiana, em um restaurante referência nacional. O tradicional galeto al primo canto será acompanhado de grelhados variados, massas, molhos, polenta na chapa, polenta frita, queijo grelhado, salada de batata com maionese, radicci com bacon, salada siciliana, tomate especial e as clássicas sobremesas da casa: pudim de leite condensado, sagu com creme e ambrosia. Para completar, não vai faltar vinho, ou espumante, para harmonizar e brindar o amor. 

O passeio será completo com o tradicional passeio na Maria Fumaça – Trem do Vinho, regado à cultura local com apresentações italo-gaúchas a bordo dos vagões, enquanto o trem percorre os trilhos entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. E durante a viagem é possível degustar vinhos, espumante e suco de uva produzidos na região. A imersão na cultura italiana fica completa com a visita ao Parque Cultural Epopeia Italiana, que, em cenários realistas, retrata a história verdadeira do casal Lázaro e Rosa, imigrantes italianos que passaram por inúmeras dificuldades ao chegar ao Brasil e, após muito sacrifício e esforço, conseguiram prosperar nas terras gaúchas.

O pacote com todas estas experiências custa a partir de R$ 990,00 por pessoa e foi preparado pela Giordani Turismo, empresa de Bento Gonçalves que há 30 anos atua com turismo e preza pela preservação e disseminação da história e cultura local. Saiba mais detalhes e faça a sua reserva no link: www.giordaniturismo.com.br/produto/diadosnamorados  

× Como posso te ajudar?